toggle menu
tem dúvidas
Envie-nos uma mensagem!
* Campos Obrigatórios

    As entidades estrangeiras estão isentas de IVA?

    Curiosidades

     

    Em Portugal, as empresas estrangeiras podem estar isentas de pagar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em certas situações, dependendo da natureza da transação e do estatuto fiscal da entidade estrangeira.

     

     

    No entanto, é importante ressalvar que se uma empresa estrangeira possui uma presença permanente em Portugal, como uma filial ou loja registrada, ela será tratada da mesma forma que qualquer outra empresa portuguesa e estará sujeita às mesmas regras fiscais, incluindo a obrigação de pagar o IVA sobre as suas operações neste país.

     

    Assim sendo, as empresas estrangeiras que não têm uma presença permanente em Portugal podem estar isentas de pagar o IVA em determinadas situações, como transações de exportação ou fornecimento de serviços para outras empresas. No caso de venda ao consumidor final, já não haverá lugar a isenção.

     

     

    É crucial enfatizar que as regras fiscais podem variar dependendo do país de origem da empresa estrangeira e do tipo específico de transação. É por isso recomendável procurar orientação de um especialista em questões fiscais para garantir o cumprimento correto destas obrigações em Portugal.