toggle menu
tem dúvidas
Envie-nos uma mensagem!
* Campos Obrigatórios


    Comunicação de Séries e ATCUD

    Novidades

    gestware, gestware software, software de gestão, produtos gestware, gestware outros, gestware outras aplicações

     

    A partir de Janeiro há um novo elemento a incluir nas faturas e documentos relevantes – o código único de documento, ou ATCUD.

     

    Juntamente com o QR Code, o ATCUD vai permitir um maior controlo sobre as operações comerciais por parte da Autoridade Tributária. Vai também facilitar aos contribuintes a comunicação dos documentos para dedução das despesas em sede de IRS, pois mesmo que não tenham pedido NIF na fatura, esta será facilmente identificada.

     

    Este código único de documento resultará da comunicação da série de numeração dos documentos, que irá providenciar um código de validação que por sua vez vai integrar o ATCUD. Este deverá surgir imediatamente acima do QR Code e em todas as páginas do documento.

     

    Todos os documentos fiscalmente relevantes deverão apresentar este código, independentemente do volume de faturação da empresa que os emite.

     

    As aplicações Gestware estão preparadas para dar resposta a esta nova obrigatoriedade, que tem início já no próximo dia 1 de Janeiro de 2023. Cumpra todos os requisitos legais mantendo o seu software atualizado.