toggle menu
tem dúvidas
Envie-nos uma mensagem!
* Campos Obrigatórios

    O que é o ficheiro SAF-T?

    Curiosidades

     

    O ficheiro SAF-T (Standard Audit File for Tax purposes) da Faturação é um ficheiro em formato .xml que tem como objetivo comunicar a faturação mensal de uma empresa à Autoridade Tributária.

     

    Este ficheiro reúne portanto toda a informação fiscal de uma empresa. É exportado no software de faturação e deve ser enviado mensalmente para a Autoridade Tributária, até ao dia 5 do mês seguinte à emissão dos documentos.

     

    Neste ficheiro consta a identificação da empresa, de clientes, assim como a identificação dos produtos e serviços vendidos.

    Constam todos os documentos de venda relevantes em termos fiscais, recibos emitidos a clientes, documentos de transporte e de conferência.

     

    Apesar do ficheiro SAF-T da Faturação ser o mais comum no âmbito empresarial, existe também um outro tipo: o ficheiro SAF-T da Contabilidade. Este contém toda a informação contabilística da empresa e, embora não seja de envio obrigatório para a AT, é necessário que o software de faturação possa exportá-lo na eventualidade de alguma fiscalização ou auditoria.